QUALIDADE DA OBRA
É ir muito além de fazer bem-feito, da maneira correta e no prazo
Apesar de ser um conceito subjetivo relacionado à percepção de cada indivíduo, a qualidade pode ser claramente percebida em diversos aspectos de uma obra. Em uma implementação industrial, ela não deve ser aferida apenas ao final da execução de um serviço, e sim em cada etapa das atividades envolvidas, diária e constantemente.
Muito além de um simples slogan, uma política de qualidade é obtida a partir de ações concretas de controle em todas as fases do processo construtivo, da concepção dos projetos até a realização da obra em si, visando o cumprimento dos custos e prazos de entrega da obra.
A LAX estimula a cultura de melhoria contínua dentro e fora da empresa, com uma estrutura gerencial que busca a evolução da gestão da qualidade constantemente, pois sabemos que o sucesso de uma obra envolve o desempenho e a eficiência de todos os colaboradores, e exige muita disciplina de todos os envolvidos para assegurar o cumprimento do planejamento executivo à risca.
Posturas de prevenção de erro e não conformidades
Para otimizar custos e permanecer dentro do orçamento previsto, é necessário eliminar as perdas oriundas da não qualidade, tais como:
• Desperdício de materiais, horas por homem e por equipamento;
• Paralisação de atividades por falta de insumos;
• Acidentes de trabalho;
• Falta de agilidade na identificação e na solução de desvios;
• Entraves por falta de envolvimento e “empowerment”;
• Atrasos por burocracias da gestão de processos;
• Não cumprimento da sequência de atividade prevista, gerando interferências de interfaces entre os diferentes sistemas, como elétrico, hidráulico, mecânico e civil.